sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Nem choro, nem vela... Muito menos, culpas e lamentações.



Bola pra frente, a vida segue o seu curso!!!

Infelizmente, nem sempre as coisas acontecem da forma como programamos, fugindo do nosso controle e de qualquer previsão, seja ela física (mundana, dos homens) e/ou metafísica (sagrada, dos céus, quiçá de outras dimensões). Perplexidades a parte, se havia 50% da possibilidade de eu ser aprovado neste processo de seleção, também existia a sua parcela revés, mas, se a segunda possibilidade foi a que aconteceu, paciência, né?!!! É chegada a hora de agrupar os ganhos dessa experiência, que foram muitos, mudar o foco, estrategicamente, e agora cuidar de algo muito mais importante, que independente da aprovação ou não, estaria ali presente, precisando ser cuidado – arregaçar as mangas e ir trabalhar.

- “Não adiantaria passar no mestrado sem ter condições de sobreviver dignamente em São Paulo, sem precisar abrir mão do mínimo de conforto possível, concorda?!!! Então, vamos a luta!!! Como ninguém vai pagar as minhas contas ou me sustentar aqui, é hora do “lerê, lerê, lerê”, não é mesmo Leonardo?!!! Autonomia e liberdade requer independência financeira.”

Se eu estudei demais ou de menos ou se eu “xarlei” demais ou de menos, isso não vem ao caso. Usei os recursos que eu tinha e o que a minha intuição e vontades me pediram. Chorar?!!! Pra que?!!!

- “Definitivamente, a não-aprovação não é o fim do mundo. Vejam bem, títulos acadêmicos nunca foram o meu sonho de infância e nem me fariam ser quem o Daniel quem eu sou ou ser muito mais eu – não preciso desses rótulos para me auto-afirmar ou me fazer respeitar no meio em que eu estou inserido. Não querendo desdenhar a importância do título acadêmico, longe de mim, ainda mais nas Ciências Sociais que ter títulos acadêmicos são pré-requisitos fundamentais, eu só quero deixar bem claro que pra mim, não é o mais importante. Por mais que agregue a minha formação acadêmica, profissionalmente, ser um cientista social, seja sociólogo ou antropólogo ou cientista político, não me fascina e nem me dá brilho aos olhos. PONTO, isso é muito claro e evidente pra mim.”

Lamentar?!!! Pra que?!!! Se por um lado eu estou chateado por não ter sido aprovado, numa prova que tecnicamente era muito improvável que eu não fosse aprovado, mas, o improvável aconteceu, agora, o mais importante é que a definição da situação foi definida. A incerteza perdeu a sua força e eu já posso colocar o plano B em ação. Mas, será que eu tenho um plano B ou uma carta coringa na mão?!!!

- “O melhor disso tudo é não precisar mais apostar na incerteza. Enfim, o caminho está aí, mais claro, mais objetivo, mais concreto para ser seguido. Nada melhor do que certezas. O risco de uma aposta deixou de ser sentido. Outros sentidos, nesse momento, se tornam mais claros.”

Agradecer?!!! Sim, sempre!!! Agradecer as torcidas e as urucas alheias, porque de certa forma, seja a favor ou contra, elas são estímulos para se caminhar e buscar toda a felicidade necessária para ser festejada com os meus amigos, porque, nesse processo, eu sei muito bem, aqueles que torceram sinceramente por mim, não sendo da boca pra fora, e para o incômodo dos vodus, das carrancas, dos dragões horrendos de bigode e das personas desagradáveis e sem nenhuma personalidade e “sexy appeal”.

- “Muito obrigado a todos que me deram apoio moral, uma palavra de incentivo e de conforto. Mais do que apoio financeiro, Ooops, relações de troca, muitas vezes, favores feitos sem ser de bom grado, nada se compara ao apoio afetivo e dado espontaneamente. Graças, a mim, principalmente, como o meu trabalho sempre arquei com os meus compromissos e pequenos luxos, poupando-me de não ter o rabo preso com ninguém e, muito menos, precisar vender a minha alma ao Diabo por dinheiro ou bens materiais ou favores pagos em longas e penosas prestações. Se tenho alguma dívida é de gratidão, e não a pior dívida, aquela de ter que pagar o preço que for para quitar dívidas materiais.”


Desistir da pós?!!! Claro que não!!! Não nadei até aqui para morrer na praia. Só darei a dimensão exata dela na minha vida e redimensionar prioridades e áreas de atuação.

Desespero?!!! Pra que?!!! Se todo ano tem processo seletivo...

Pressa?!!! Pra que?!!! Se ainda sou jovem. Um “trintinha”, tudo bem, mas, jovem!!! Rs...

Um comentário:

Aparecida Carmo disse...

Dan, hoje faz 1 ano que estou na prefeitura... e falta uma semana para completar um ano que memilis se foi... diria que estou num misto de alegria e tristeza...

Como memilis diria: "Gatão, tudo tem sua hora, seu momento"

beijos no seu coração


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."