quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Artigos Uspianos Plagiados


Porque esse tipo de notícia não é novidade no meio acadêmico e isso não me escandaliza?!!!


Segundo o SPTV, o jornal local da Rede Globo em São Paulo, desta noite (24/09), a Comissão Acadêmica de Ética da Universidade de São Paulo entrará em ação punitiva contra alguns dos seus discentes, responsáveis em publicar artigos acadêmicos irregulares, em nome da referida instituição, plagiando trechos de outros artigos científicos e estudos acadêmicos já publicados por outros autores, não mencionados e citados corretamente nos corpos dos artigos publicados. Tal evidência constata irregularidades ao nível ético e moral, como também, criminal, passível à resposta de processos forenses e punições internas no interior da universidade.

- “Plágio é crime.”


Plágios?!!! Ui... Quem foi que disse que a USP estaria livre desses pequenos vexames acadêmicos?!!! Pois, é. Quem achava isso, se enganou redondamente – em dimensões práticas e teóricas!!!

-“Quem acompanha os bastidores acadêmicos, aproximadamente, há 12 anos, como eu, sabe do que os alunos universitários, tanto ao nível de graduação e de pós-graduação, são capazes de fazer para concluir os seus cursos e obter os seus títulos acadêmicos. Cala-te boca, eu já vi coisas que até Deus duvida, tanto em pequenos a grandes plágios quanto ao uso indevido da autoria acadêmica (falsa autoria).”


Atualmente, como aluno especial da USP, há quase um ano, eu pude constatar que o perfil do comportamento universitário uspiano não se diferencia tanto dos demais perfis que encontramos por aí nas demais universidades e faculdades brasileiras. Picaretas, despreparados e plagiadores estão inseridos em todas as universidades do país – alguns casos mais evidentes, escandalosos e descobertos e outros mais discretos e encobertos.


Mediante a descoberta destes plágios, vale ressalvar que a contribuição científica, acadêmica e social que a Universidade de São Paulo vem cumprindo ao país, sendo considerada uma das primeiras instituições de ensino, muito se deve ao seu prestígio e seriedade acadêmica, à inegável qualidade e preparo dos seus docentes e ao talento e ao esforço dos seus discentes, que em grande parte, não podem ser generalizados e comparados à “banda pobre do cesto”.

- “Em suma, o que se espera é que a Universidade investigue e avalie os fatos com rigor e aplique as devidas providências para não comprometer o seu nome e o seu prestígio institucional e acadêmico, punindo os responsáveis por esse vexame autoral.”



Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."