domingo, 24 de agosto de 2008

Até que fim: Elas chegaram lá!!!



Elas são OURO!!!



Críticas e perplexividades diante as derrotas passadas, tantos “blocks” nos barraram até então, que não cabem mais aqui. Hoje, elas merecem apenas menções honrosas, festividades e muitos aplausos pelo grande feito conquistado, a primeira medalha de ouro olímpica para jogos coletivos femininos e para o nosso Volley – uma medalha tão esperada em outras edições olímpicas que agora em Pequim, chegou: Imponente e madura, com 8 jogos ganhos, 25 “sets” jogados, 24 ganhos e 1 perdido.

- “Eu confesso, que apesar de adorar essa seleção atual, eu tinha medo que pudéssemos relembrar velhos deslizes como o “24 x 19” em Athenas 2004, que nos custou o OURO e o bronze naquela ocasião, mas, tudo indica que as meninas aprenderam e muito, com lágrimas, suor, sangue e muitas críticas, em relação aquele deslize outrora. Mas, nessa competição, elas chegaram a redenção, livres de quaisquer pecados e culpas. Enfim, ELAS FIZERAM POR MERECER E COMO, conquistando uma VITÓRIA MAÍUSCULA, deixando-me com as mãos e os pés gelados e o coração acelerado!!!”



Todavia, o OURO que conquistamos hoje, é fruto do esforço de outras mulheres, de outras atletas admiráveis das outras gerações do volley que se dedicaram de corpo e alma a nossa seleção, em pleno ataque de nervos, no meu entender o nosso maior “bloqueio”, e os “fights” históricos com as nossas eternas e temerosas rivais “as cubanas” – sendo, menos o “bicho papão” que já foram de anos atrás.


Embora eu não tivesse acompanhado a performance de Vera Morsa, Jaqueline Silva e Isabel nas quadras, no início da década de 80, infelizmente, pela pouca idade que eu tinha e o volley ainda não havia alcançado a mesma dimensão e notoriedade nacional de agora, graças e a partir da Medalha de Prata de 84, da seleção de volley masculina, depois de Barcelona em 92, com O OURO OLÍMPICO DA SELEÇÃO DE VOLLEY MASCULINA, sob o comando do Zé Roberto, de lá para cá, tudo o que se refere sobre o volley masculino e feminino me interessa e me faz torcer ensandecidamente.

- “Quantas madrugadas eu acordei torcendo para ver Ana Moser, Ana Paula, Márcia Fu, Ida, Fermanda Venturini, Filó, Cida, Virna, Leila, Fofão, dentre outras guerreiras, defenderem a seleção contra as “fdp’s” de Cuba... Quantas vezes, eu lamentei de Atlanta 96 até Athenas 2004, as medalhas de ouro que escaparam entre os dedos delas, três vezes, por tão pouquinho, sendo vencidos pela nossa ausência de inteligência emocional, já que talento e garra elas sempre tiveram. Mas, volto a repetir, nada foi em vão, cada esforço valeu muito a pena, pois, criou-se um esporte sólido e em processo de amadurecimento até o OURO que comemoramos hoje, simplesmente, mais do que esperado e celebrado.”



Muito do trabalho desenvolvido deve-se a competência dos técnicos das nossas seleções, principalmente pelo Bernardinho Rezende, atual técnico do volley masculino que liderou e ajudou as nossas meninas a conquistarem algumas medalhas de bronze (se não me engano, duas, em Atlanta 96 e Sidney 2000) e o incansável Zé Roberto, bi campeão olímpico de volley, (campeão em Barcelona 92, liderando os meninos, e HOJE, Pequim 2008, ao lado dessa geração de ouro).

- “O país, o volley, devem agradecer e muito pela competência e o talento de vocês, como atletas que foram, no início de tudo, e como técnicos perfeccionistas e dedicados como são.”



Agora, Paula Pequeno, Sheila, Mari, Fofão, Waleska, Fabiana, Fabi, Carol, Sassá, Jaqueline, Valeskinha e Taísa, o que dizer para vocês?!!! Apenas e o mais sincero obrigado!!!

- “Meninas, vocês simplesmente conseguiram se reinventar diante das dificuldades enfrentadas, dos deslizes cometidos de outroras e da pressão de carregar um país nas costas. De fato, a geração de vocês não poderá ser lembrada como uma seleção perdedora, mas, UMA GERAÇÃO DE OURO. Que a conquista de vocês, possa gerar outras conquistas, novos frutos, como aconteceu no volley masculino – seleção essa que tentará o seu bi olímpico consecutivo, também contra os USA.”



Parabéns pelo OURO!!! Valeu, por toda dedicação e superação, por toda a angustia que foi substituída pela alegria da VITÓRIA DE 3 x 1!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."