quarta-feira, 11 de junho de 2008

Lidando com Imprevistos


Reuniões de trabalho acontecem todos os dias, em todos os lugares. Até aí, tudo bem. Compreensível. Nem vou entrar no mérito da questão, se é verdade ou não, mas, votos de confiança precisam ser dados – de ambas as partes. Da minha parte, ainda não existem motivos para desconfianças, porém, confiar cegamente é outra história, outros 500.

- “Mas, Nem, justamente no dia do reencontro?!!! Putz, baita de um imprevisto, né?!!!”


- “Dan, afinal, o que você está pensando sobre isso?!!!”
- “Você quer que eu responda como?!!! Politicamente correto ou de forma visceral?!!!”
- “Do jeito que você achar que deve ou se sentir melhor.”
- “Ambos então.”



POLITICAMENTE CORRETO


Por mais que “levar um bolo” seja uma situação chata, meu bom senso pede para não fazer uma tempestade num copo d’água, considerando os seguintes aspectos:
1º) Ninguém está livre dos imprevistos de trabalho, principalmente em São Paulo;
2º) Você não está em posição ou condições de se interpor em relação ao trabalho – “Escolha entre eu e o seu trabalho”, fora de cogitação e a resposta você sabe muito bem qual é (ponto);
3º) Até agora toda palavra empenha foi cumprida;
4º) Você está tendo demonstrações que essa história ainda pode render mais do que já rendeu;
5º) A data do (re)encontro só foi postergada para o dia posterior;

- “Então, garoto, não adianta invadir tróia antes do tempo, relaxa e deixe fluir...”



FORMA VISCERAL


O menino mimado e contrariado grita, proferindo a sua primeira manha:

- “Puta que pariu, porra!!! Tinha que acontecer essa reunião logo hoje?!!! Porque não vem me ver depois da reunião?!!! Embora, justificativas existam, elas não foram plausíveis para a MINHA satisfação. SE FOSSE EU, eu iria sim!!!”


O adulto mais centrado responde:

- “Hei, menino mimado, quem está respondendo é o seu orgulho que foi contrariado na hora que você não queria, né?!!! MEU, MINHA, EU... Lembre-se, nem tudo acontece na hora que você quer. Menos, menos... menos pretensão, menos impetuosidade.”


O menino mimado e contrariado grita novamente, proferindo a sua segunda manha:

- “O que adiantou tanta empolgação?!!! O que adiantou tanta ansiedade para poder estar junto outra vez e “levar um bolo”?!!! A situação em si me deixou chateado.”


O adulto mais centrado responde novamente:

- “Então, “crionça”, vamos por parte:
1ª) Se você demonstrou empolgação e ansiedade, demonstra que você está vivo e está levando a sério a essa nova possibilidade, como você sempre faz;
2ª) No caso da chateação, mais do que normal essa reação, você é humano e estava apenas desejando que as suas expectativas do (re)encontro acontecesse da forma imaginada;
3ª) Agora, quanto a situação, não tem como escapar, os imprevistos acontecem todos os dias, para todas as pessoas, e só existe uma forma de lidar com a situação, superando-a em prol do que ainda estar por vir.”



O adulto mais centrado complementa:

- “Meninoooooooooooooo, você está é com medo de se envolver demais e não ser correspondido ou ficar chupando o dedo mais uma vez. Eu só posso dizer o seguinte, porque quem vai vivenciar ou não a situação é você: Só saberás o que realmente irá acontecer, arriscando, encarando, vivenciando. Lembre-se de que, não será dessa vez que você fugirá do combate, até mesmo porque, não é do seu feitio fazer isso.”


O menino mimado e contrariado apenas olha para o adulto de forma contemplativa [;)] e depois pensa consigo mesmo:

- “Eu havia me esquecido como a banda toca e uma lição essencial: “Qualquer relação só segue adiante com os seguintes ingredientes: voto de confiança, doação, bom senso e humildade”. Ser visceral têm as suas redenções, por outro lado, também têm os seus pecados.”



Ai, ai, ai... Quando a situação meche diretamente com a gente, com os nossos brios e fragilidades, nos colocando em cheque e nos colocando diante do “ego-espelho”, entre o gênio bom e o gênio mal, vem à tona uma série de questões pessoais:

  • Eu estou mais envolvido do que eu podia imaginar e até rápido demais, mesmo adotando a postura “deixando fluir naturalmente”;
  • O medo de não ser correspondido (mais uma vez) está sinalizando;
  • Até que ponto eu não estou emprestando, projetando e desejando ver em outrem, os atributos que eu estou buscando encontrar;
  • Será que eu estou tentando acreditar que é possível, embasado pelo meu viés carente e romântico atual?!!!

- “Preciso voltar à razão quanto antes, porque eu ainda não estou conseguindo usar a minha intuição e subjetividade da melhor forma possível. Se eu for agir como um kamikaze, vou me machucar mais ainda e o que é pior, acabar perdendo o meu foco e trocando os pés pelas mãos. Por onde seguir?!!! Razão ou Emoção... Sabedoria ou Sentido... Cautela ou Ousadia... Definitivamente, porque é que eu quero tanto jogar um jogo, que eu não sei jogar?!!! Eu acho que eu estou ficando é “doidio”, endoidecido, variando. No mais, seja em qualquer direção que eu vá seguir, tenho que ser verdadeiro comigo mesmo, com as minhas buscas e os meus critérios, estando certos ou errados, mas são meus e eu só posso contar com eles.”


- “Dan, todo esse discurso de auto-análise é muito bonito, pertinente até, mas... Será que você não está sofrendo por antecipação não?!!! Tudo está indo até bem, atrevo-me afirmar.”
- “É muito fácil para quem está de fora como mero espectador, mas, quem está dentro da situação sou eu.”
- “Então, (momento Babi em Ilha da Sedução): “Então, depois de tudo o que você percebeu, sentiu e vivenciou, o que você pretende fazer?!!!” Responda!!!” rs...
- “Se eu não tentasse não seria eu mesmo, mesmo correndo o risco de sofrer mais uma desilusão.”
- “Você não está se julgando muito envolvido não?!!!”
- “Estou. E o pior é isso. Não quero ser guiado pela minha ansiedade inata e a minha carência atual.”
- “Mas, não é bom se envolver verdadeiramente?!!!”
- “Depende da situação.”
- “No seu caso?!!!”
- “Pelo pouco tempo e a agilidade dos acontecimentos não.”
- “Ahhhhhhh, Dan, vai tomar choque!!!”
- “Com direito a camisa de força também!!!” rs...
- “Vai foqui U!!!”
- “@#&*%§$£$§%*&#@!!!”
- rs...
- “Respeita a “puliça”, “fela da gaita”!!!”
- “Okay!!!”
- “Mas, após esse “post”, depois desse desabafo em forma de auto-analise misturado com “DevANeIos dE um Louco”, eu estou mais tranqüilo e eu não serei malcriado, somente daquela forma que eu sei ser, com “Explosões de Sinceridade”, com palavras ferinas e toda a picardia, quando o telefone tocar ainda hoje – se tocar.”
- “Assim espero!!!”
- “Te prometo.”

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."