terça-feira, 10 de junho de 2008

As artes e as cores do Período Edô



Período Edô:
Período de reformas políticas e estruturais ocorridas no Japão, em meados de 1828, aproximadamente, culminando em conflitos entre os senhores feudais e o Estado japonês e deslocando o centro das decisões para uma região pantanosa denominada Edô. Esse período repressor e sangrento, foi marcado pela imponência, a coragem, a honra e a lealdade dos samurais, como também, as influências que ditaram as normas, os hábitos e a cultura em geral dos japones.

Sábado de sol, eu fui me encontrar com uma amiga no centro. Após o almoço, fomos a Pinacoteca conferir a temática da vez: "As artes e as cores do Período Edô". Fazendo jus à comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil.

Antes de apreciar a exposição, primeira providência a ser tomada foi descobrir do que se tratava essa tal período. Providência tomada, nós fomos contemplar os diversos quadros (com estilos abstratos, geométricos e de paisagens urbanas e naturais), a primasia e a delicadeza da cultura oriental.

Indiscutivelmente, a cultura oriental em geral, em especial a japonesa, é marcada por detalhes, delicados detalhes, expressados em seus utensílios domésticos, vestimentas e sua filosofia de vida transcendental - onde tudo tem uma finalidade e obedece um ritual ético, moral e espiritual.

Além dos quadros que retratavam a cidade de Tóquio, ainda colonial, ela já apresentava alguns traços modernos desde aquela época e sobretudo pós 60, também chamou a minha atenção a esfera mágica e imponente que ainda hoje gira em torno dos tradicionais e pequeninos samurais - pequenos em tamanho, mas gigantes em honra e hombridade.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."