quinta-feira, 8 de maio de 2008

1º Dia das Mães, sem você!!!



O segundo domingo do mês de maio está chegando e, infelizmente, será o meu primeiro “dias das mães” sem você. Já sinto o meu nariz coçando e os meus olhos lacrimejando, sinalizando a sua ausência, além da melancolia e da saudade tomando conta de mim.

- “A gente só se da conta da partida quando ela realmente chega. Aí, sim!!! É quando começamos a nos dar conta que somos finitos e levamos uma vida incerta, aprendendo a sobreviver dia após dia.”


Todos os anos atrás, nessa época, eu ficava aflito e ansioso, pensando comigo e os meus botões, imaginando qual seria o melhor presente para lhe dar e procurando mais uma forma original de lhe surpreender. Indiscutivelmente, se eu falhava na escolha do presente, missão complicada, por outro lado, eu sempre conseguia mecher com o seu coração através da palavra.

- Nossa, Filozinha!!! Como era difícil encontrar um presente compatível com o seu gosto. Confesso que era muito difícil lhe presentear. Já com as palavras, seja dita e escrita em cartões ou em cartinhas, sempre foi muito fácil para mim, pelo simples fato de que, nunca foi complicado expressar o quanto à senhora foi e, sempre continuará sendo, importante para mim. Mesmo sendo, o seu “filho atrevido”, em todos os momentos em que eu pude, jamais deixei de dizer o meu mais sincero: “OBRIGADO” e “EU TE AMO, MAMÃE!!!”. Agora, eu só poderei expressar os meus sentimentos através das minhas preces.”


Foram tantos momentos que passamos juntos nesses meus últimos 30 anos, que muitos deles estão eternizados no meu coração e na minha lembrança, mas, é uma pena não tê-la mais aqui. Tenho certeza, digo também em nome das meninas e dos seus netos, como os dias são frios e cinzentos sem a sua presença e os seus cuidados, até os mais extremados.

- “Surpreendo-me comigo mesmo e com as minhas reações, pois, pretensiosamente, eu acreditava que saberia lidar com essa situação de uma forma branda, mas, a lacuna é enorme. Mas, nós sabemos que Deus sabe o que faz e qualquer sofrimento foi encerrado. Mais do que ninguém, eu sempre fui terminantemente contra a sofreguidão, a degradação, há uma partida dolorosa. Todavia, nunca é fácil dizer adeus na despedida, ainda mais tão definitiva como sair de cena desta vida – mas, independente de quanto tempo dure, esse intervalo será amenizado no reencontro que ainda estar por vir.”


Como eu não terei a oportunidade de lhe dar nada escrito, deixarei registrado em post os meus sentimentos e as minhas saudades e continuo afirmando que: - “Se eu não fui o melhor filho que eu poderia ser, eu fui aquele que eu consegui ser, com o coração tranqüilo, porque você partiu e não deixamos nenhuma pendência a ser resolvida e, serei mais uma vez repetitivo dizendo: - “Se eu pudesse nascer infinitas vezes, em todas elas, eu escolheria a senhora novamente como a minha mãe.” Quanto ao seu presente, junto com o meu eterno amor e saudades, ele será simbólico, para que eu possa olhar para você todos os dias que eu acordar e adormecer.

Apesar da distância, da ausência e das saudades, eu sei que essa experiência se faz necessária para eu crescer e o que me conforta é saber que a senhora continuarás olhando por mim, sendo a mãe amorosa e protetora como sempre foi. Todavia, é o momento de caminhar por mim mesmo, mas, eu espero continuar encontrando-a mesmo que em sonhos, como temos feito desde então.




De toda forma, essa lacuna e as lágrimas que eu derramo nesse exato momento não representam um sentimento de desespero ou sofreguidão, mas, o grande amor e a inquietante saudade que um filho sente da sua mãe. Durante 30 anos, a vida me deu um grande presente: “Você, Filozinha”.

Se eu pudesse encenar um filme, encenaria o "pedido e a realização do pedido de David" em Inteligência Artificial, só para poder passar mais 24 horas ao seu lado. Essa vontade não se presente, apenas pelo domingo próximo, mas, só eu sei a falta que você me faz... E como faz. Mas, deixemos as lágrimas e a melancolia de lado.

Aonde estiveres, tenha a certeza de que você continua viva dentro de mim, presente em meus dias e nos meus propósitos e, mesmo longe, eu não me esqueci dos meus, da nossa família. Talvez esse atalho, seja uma forma de alçar altos vôos e buscar novas oportunidades.

- "Amo-te. Esse amor é maior do que eu mesmo. Maior do que qualquer outro sentimento que eu já tenha deferido a qualquer pessoa, algo que só se revela em quão proporção, quando a ausência cala mais fundo ao coração."


Feliz Dia das Mães, Filozinha!!!” É mais um dia saudoso como tantos outros que ainda estão por vir.


Me digas: Como não lembrar de você?!!!


Casinha Branca
(Renato Teixeira)


Fiz uma casinha branca lá no pé da serra pra nós dois morar
Fica perto da barranca do Rio Paraná
A paisagem é uma beleza
Eu tenho certeza você vai gostar

Fez uma capela bem do lado da janela pra nós dois rezar


Quando for dia de festa
Você veste o seu vestido de algodão
Quebro o meu chapéu na testa
Para arrematar as coisas do leilão
E satisfeito eu vou levar
Você de braço dado atrás da procissão
Vou com meu terno riscado, uma flor do lado e meu chapéu na mão
Vou com meu terno riscado, uma flor do lado e meu chapéu na mão


Quando for dia de festa
Você veste o seu vestido de algodão
Quebro o meu chapéu na testa
Para arrematar as coisas do leilão
E satisfeito eu vou levar
Você de braço dado atrás da procissão
Vou com meu terno riscado, uma flor do lado e meu chapéu na mão
Vou com meu terno riscado, uma flor do lado e meu chapéu na mão

2 comentários:

Sil disse...

É meu anjo, imagino que sua dor esteja no auge, pois é o primeiro ano sem um abraço e um carinho neste dia que seria tão especial... Mas como vc mesmo disse, sei que de onde elas estiverem, estarão sempre nos auxiliando, nos protegendo e nos amando!!!
A saudade é um mero detalhe para quem tem no coração e na mente, as boas recordações de uma vida amorosa e carinhosa que pudemos viver ao lado delas, independente se 9 ou 30 anos... Elas serão sempre nossos amores!
Beijos lindo, valeu pela força e digo-lhe o mesmo. Força!!!

Aparecida Carmo disse...

Cariño, nesta última semana, vi todos falando na compra de presentes... o mais duro foi alguém mer perguntar o que eu tinha comprado para a minha mãe... fiquei sem ação... não sabia o que responder... no fim das contas eu disse que ia comprar um vaso de flores e dar a primeira mulher que o meu coração mandasse... pois no local onde dona Aurora se encontra, as flores e o perfume destas são muito mais bonitos que os nossos...
Os presentinhos que o Matheus fazia na escola este ano, ele os deu para mim... em todos os anos anteriores era para memilis que ele entregava.
Mas acredito sinceramente que onde que a minha memilis, que a sua Filosinha e tantas outras maezinhas que já não estão mais ao lado de seus filhos estejam que estas estão a olhar e a abençoar aos seus filhos!!!!

Uma beijoca colorida em seu coração caro amigo "DESAPARECIDO"


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."