terça-feira, 29 de abril de 2008

Quais as certezas que nós buscamos num mundo incerto?!!!


Para que cada um de nós possa viver com qualidade de vida e satisfação nesse mundo caótico e contemporâneo no qual estamos inseridos, torna-se necessário termos a seguinte consciência: “Nem tudo depende de nós mesmos e das nossas vontades, desejos, sonhos, anseios e necessidades”. É público e notório, o mundo possui uma dinâmica própria que flui independente da nossa aprovação ou não, que supostamente, somos obrigados a nos enquadrar ao seu ritmo. O sofrimento é mutuo, tanto para aqueles que buscam fazer parte do sistema como para aqueles que querem ficar à parte, todavia, ficaram à margem pela rebeldia e por terem se rebelado a tal normalidade social – a ética e a moral que a sociedade espera de nós – socialmente programados e passivos.

- “Cada um joga a partida que quiser, uns ficam ao lado do impossível, do estressante utópico, já outros ficam ao lado do que é possível ser feito. Qual é o seu lado?!!!”


Se, ingenuamente, esperamos certezas, quem nos garante que o mundo só tem certezas a nos dar?!!! Quem nos garante que a vida nos dá respostas claras e definitivas?!!! Será que não seria necessário que nós partíssemos das incertezas para conquistarmos as nossas próprias certezas?!!!

- “Quer moleza neném?!!! Senta no pudim!!!”


É tão confortável esperar que a vida flua normalmente, nos dando certezas o tempo todo e a tranqüilidade que nós precisamos para seguirmos felizes e seguros o nosso caminho. Quem disse que viver é fácil?!!! Desde quando viver é fugir das dificuldades e ficar incólume das suas conseqüências e circunstâncias?!!!

- “É fato, não é fácil e, por mais que você queira fugir das dificuldades e os obstáculos que a vida lhe apresenta, mais cedo ou mais tarde, eles encontrarão você, seja para lhe cobrar um posicionamento ou balançar as suas crenças e estruturas emocionais. Ninguém consegue viver numa câmera isobárica ou uma redoma a vida inteira.”


Quem pode nos garantir que ter uma vida completamente certinha, perfeitinha, é a garantia do sucesso e da felicidade?!!! Quando se busca uma vida linear, corre-se o risco de se acreditar que esse é o único modo de caminhar corretamente. Ora, ora... o caminho se faz caminhando, alternando-se em altos e baixos, em retas e curvas, em idas e vindas.

O mal do perfeccionista é querer controlar a vida o tempo todo de acordo com os seus conceitos, as suas regras e as suas verdades. Pretensão, concorda?!!! Mas, quando a vida escapa entre os dedos o que fazer?!!! Desesperar-se?!!! Perder a fé?!!! Se rasgar em bandas?!!!

- “Menos, menos... Ninguém que está sob ataque de pânico conseguirá analisar o seu dilema, quaisquer que seja, com clareza, cautela e bom senso.”


O mundo não é regido pela posse individual, como também, a vida não é 100% controlável. Se controláveis fossem, qual seria a finalidade dos dilemas, dos erros, das quedas e dos obstáculos?!!! Ter uma vida organizada e satisfatória é “mara” (vilhosa), mas isso não implica em dominá-los, quiçá manipulá-los em favor do nosso bem-estar, com determinadas ressalvas.

- “Viver é: barganhar com ela; aprender com ela; decepcionar-se com ela, superar com ela; aliar-se com ela; enfim, é ser feliz junto com ela, mesmo que, em um dado momento, nós tenhamos que nos despedir dos nossos egoísmos, abrir mão ou adiar alguns sonhos, recuar em momentos difíceis para depois avançar após e enfrentar o nosso maior dragão, geralmente ferido e contrariado, o ORGULHO HUMANO, acompanhado da sua companheira, a VAIDADE.”


É muito fácil exigir da vida a segurança ideal para se viver, mas, a pergunta que não quer calar é: “Será que você está preparado para viver nesse mundo incerto e idealizado?!!!” Será que você se preparou?!!! Será que você se reinventou?!!! Será que você lutou?!!! Será que você arriscou?!!! Será que você optou?!!! Será que você se permitiu?!!! Será que você é uma pessoa flexível para lidar com o novo e as mudanças diárias e graduais?!!! Será que você já pensou sobre isso?!!! Qual é o seu perfil neste mundo?!!!

- “São tantas inflexões a serem feitas, não é mesmo Leonardo?!!!”


Até que ponto, para se viver como se quer, basta apenas ter o merecimento divino ou ter que arregaçar as mangas e fazer por si mesmo?!!! Quais os mecanismos que regem o que é justo e equivalente?!!! É fácil de ser constatado: “Quem idolatra e busca a perfeição, o comportamento ideal do ser perfeito (perfil dogmático e ingênuo), está fadado as sucessivas decepções. A perfeição é intangível, intocável”.

- “O tipo ideal é uma construção e ordenação social, que pressiona e violenta a nossa psique, os nossos desejos e impulsos, sugestionando a cada um de nós a ser um “ser ideal”. Quem tem a pretensão de querer ser um tipo ideal, padronizado, acaba pagando altos preços para aprender a viver , tendo que descobrir a aceitar e superar os seus próprios limites entre quedas, lágrimas, observações e sofrimento, dentro do possível, e mediar entre o que é possível ser feito e o impossível. Você quer se render ao seu EGO utopizado?!!! É um direito seu, mas, não dará as certezas e as respostas que você tanto almeja.”


Então, me diga, quais são as certezas que você busca num mundo incerto?!!!

2 comentários:

MaBe disse...

muy bueno los articulos!!!!!!!!
besos desde uruguay
maria

Patricia disse...

Dan, concordo com vc que nem sempre a vida precisa ser levada a ferro e fogo, mas o fato é que na maioria das vezes é a própria vida que exige da gente uma postura ativa e responsável, porque afinal a perfeição pode até ser um objetivo utópico, mas as contas que vêm no final do mês pra pagar não são nada utópicas, muito menos o estresse provocado pela falta de dinheiro pra pagá-las pode ser considerado utópico. Você convive com pessoas que podem te dar grandes lições de como enfrentar problemas enormes e superá-los SEM A AJUDA DE NINGUÉM. Cuidado pra não ser injusto com essas pessoas, acusando-as de possuir o que vc chamou de ego utópico. Como eu já disse, o objetico de alcançar a perfeição é útópico, mas, Dan, a realidade que a gente enfrenta no nosso dia-a-dia não tem absolutamente nada de utópico. Bjs


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."