sexta-feira, 28 de março de 2008

A peçonha no mundo... podes crer!!!



- "Eitaaaaaaaaaa, chega o veneno escorre pelos cantos da boca... Corre aí, menina, se joga no Butantã, porque o covil das peçonhas mora, literalmente, ao lado. Zu zu, zu livre!!!"

Como diria Veblen, um dos teóricos da corrente crítica da Escola de Chicago, a competição degenera o caráter humano e desarmoniza a sociedade moderna, fazendo sentido até hoje. E não é, que ele está certo?!!! Algumas peçonhas que eu conheço, giram em torno do material, pelo material, em nome do material, só querendo capitalizar, mudar de status social, sem perder o jeito "provinciano de ser" entranhado nos poros, e se dar bem à custa dos outros.

E eu com isso?!!! "Nada y nadie, pero yo tiengo que pensar sobre ese facto, no és?!!!" Nada contra a querer ascender socialmente ou conquistar conforto físico e material, mas utilizar de expedientes escusos (artimanhas, trapaças, corrupção, ilegalidade) e anti-éticos (dissimulações, intrigas, mentiras, embustes e "otras coisitas mais que até Dios duvida") para conseguir alcançar os seus objetivos. Isso é no mínimo sórdido e ultrajante. Sartre, grande filósofo francês existencialista do século XX, diria com toda certeza: "Isso me dá nauseas"!!!

Quem se utiliza do discurso de Weber, um dos principais pensadores do tripé sociológico, abrindo a boca, repleta de veneno e baba, para se justificar: "Os meios justificam os fins"; dependendo de quais meios são esses, é uma desculpa para que pessoas sem vergonha na cara, amoral e imoral e mediocres dão, para subir mais um degrau em busca do seu sonho dourado e doentio, $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ (faturar, doa a quem doer), vendendo a alma ao Diabo, compuscando a sua essência (caso houvesse uma essência boa) e degenerando o seu caráter - extremamente duvidoso e maquiavélico.

Maquiavélico sim, por se tornar calculista, calculando até os últimos centavos, e, sobretudo, para arquitetar o mal ao próximo e tecendo teias de intrigas, esquencendo-se que assim acaba por queimar as últimas cartadas de um pretenso prestígio e poder que julgar ter. "Well, well, well", que prestígio e poder são esses mesmos?!!! Apenas de se demonstrar como é: a peçonha em frente e verso e carranca!!!

- "Cruzessssssssssssss, quando eu era pequenino, eu tinha medo de carranca!!! rs... Mas, agora, que eu cresci, nem confiança!!! Pode babar, se debater aos montes, se maldizer e fazer as intrigas que quiser... só resta-me rir, mangando do destempero e da mania de perseguição alheia!!! Alheio messssssssssssmo, porque comédia pastelão a gente assiste de longe para não respingar creme de barbear na cara. Falando em creme de barbear na cara, haja pomada espiritual!!!"

Agora, nada disso me surpreende, por todos os motivos pessoais (daquele que sentiu na pele a peçonha humana de algumas "minhoquinhas" pretensas à cobra coral), as informações (verídicas, não se esqueça disso, checadas "in loco" e testemunhas e testemunhos vivos) e as observações coletadas, durante um tempo precioso de observação - Mais do que acreditar no que se diz por aí, ao bel prazer, em formato de colóquios unilaterias (que sempre vitimiza ou beneficia o interlocutor), nada do que você parar para OBSERVAR e COMPARAR os discursos e as ações, não deixando que subestimem a sua inteligência.

- "Então, neném... comigo o buraco é bem mais embaixo, pois, quem estudou no Colégio Batista, nos tempos áureos da década de 80 e 90, como eu tive o privilégio de vivenciar, aprendendo a lidar, não apenas com "minhoquinhas", mas, verdadeiras najas e cobras corais... Yes, "Cobra-Dan" também sabe das coisas, ele não deita, mas, também estuda!!!"

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."