sábado, 22 de março de 2008

Domingo de Páscoa: A Ressurreição de Cristo!!!

Amanhã já é domingo de Páscoa, dia de celebrar e cultuar a ressurreição de Jesus Cristo e nada como estar ao lado da família e dos amigos. Seja como for e acompanhado de quem for, não podemos nos esquecer da motivação maior desse encontro. Com certeza, embora os apelos comerciais que a data sugere, como consumir bacalhau, vinhos, outros artigos alimentícios e trocar ovos de páscoa, existe uma reflexão maior: "O renascimento do espírito cristão para a humanidade e o símbolo do sacrifício de Jesus em nome da nossa salvação".

Sendo em vão ou não, respeitando as religiões e as opiniões alheias, eu tenho o meu parecer. No aspecto da religião, o exemplo da retidão e do trabalho evangelizador de Jesus, é um grande exemplo, que se fosse seguido pelos homens, como deveria ser seguido, no mínimo viveríamos num mundo melhor, comungando com tudo e com todos, sem rótulos, sem preconceito e sem guerras e conflitos e tolerando as diferenças. A humanidade seria com certeza mais ética e solidária. Utópico a noção de unicidade, mas, aplicável à ferro e fogo, com suas implicações restritivas.

Agora, como cientista social que sou, eu acredito que o Seu sacrifício foi em vão, não pelo exemplo dado e a força do seu ato simbólico, que se torna uma grande demonstração de amor pela humanidade, mas, pelas ausências, omissões e indiferenças da humanidade para o sacrifício de Jesus Cristo e o significado da sua ressurreição, como também os efeitos malévolos causados pela ação humana.

Tanto ato de amor, para salvar uma humanidade mortal, imperfeita e desagregadora, para que, no final das contas, essa mesma humanidade proliferar as diferenças e os contrastes sociais e a falta de solidariedade, respeito e zelo com o próximo. Quanto mais o tempo passa, mais alimentamos o caos e a desordem em que vivemos. E, a ressurreição de Jesus, torna-se um conto religioso e humano perdido na história, onde, a Igreja tenta manter viva essa tradição sagrada a todo esforço. Alguns celebram essa data com devoção, outros desconhecem o seu valoroso significado e outros festejam a data com ôba-ôba!!!

- "É, o direito de acreditar no que se quer, faz parte da democracia em que vivemos. Mas, em assuntos relacionados à fé, a religião católica, sobretudo, torna-se intolerante com as outras formas de religar e as dúvidas direcionadas as suas crenças e ritos cristãos. E as datas são celebradas com o tempo, sendo pouco discutidas, aprofundadas e analisadas como se deve para se tornarem cada vez mais comerciais. Assim, caminha a humanidade..."

O fato de seguir ou não o Cristianismo, deve ser uma escolha de fé e de encontro e conforto espiritual de cada indivíduo, mas, reconhecer a peregrinação religiosa do Cristo e seus exemplos de resignação, disponibilidade, solidariedade e hombridade na terra em prol do bem estar da humanidade, deveria ser algo cognicível e respeitado por todos, independente da identidade religiosa de cada um. Já que Jesus Cristo foi e continua sendo um personagem importante na história da humanidade, ele deveria a devida atenção e respeito por sua obra e atitude.

- "No mais, quero desejar uma Feliz Páscoa para todos nós e que a semente da reflexão tenha sido plantada, para que cada um possa pensar sobre o significado do sacrifício e da ressurreição de Jesus e tirar as suas próprias conclusões."

Um comentário:

Anônimo disse...

DANIII, UMA PÁSCOA TUDIBÃÃÃÃO PROCÊ E COM MUUUUUUITOS CHOCOLATES!!!!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."