segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Sou Beija-Flor, meu amor...



Desde criança, eu tenho o hábito de acompanhar na tv os desfiles das escolas de samba do Rio (cidade que eu amo de paixão), a partir de 1984, quando os desfiles passaram a ser transmitidos na Globo e na extinta TV Manchete. Tornou-se uma tradição familiar herdada, principalmente da Filozinha e das minhas irmãs, que adoravam assistir. Mas, instintivamente, já naquela época, a escola de samba que sempre chamou a minha atenção quando desfilava era a Beija-Flor.


A Beija-Flor de Nilópolis, a minha querida azul e branco, nasceu em 1948, começando a colecionar títulos a partir de 1976, sob o comando e a criatividade do gênio carnavalesco Joãosinho 30, afastado atualmente do carnaval carioca por motivos de saúde. Minha escola de coração já conquistou 10 títulos como campeã e 10 títulos como vice-campeã nesses últimos 30 anos de carnaval.


Seus principais títulos como campeã do carnaval carioca foram:
  1. 1976: "Sonhar com rei dá leão";
  2. 1977: "Vovó e o rei da Saturnália na corte egipciana";
  3. 1978: "A criação do mundo na tradição nagô";
  4. 1980: "O sol da meia-noite - Uma viagem ao País das Maravilhas";
  5. 1983: "A Grande Constelação das Estrelas Negras";
  6. 1998: "O mundo místico dos Caruanas nas águas do Patu-Anu";
  7. 2003: " O povo conta a sua história: "saco vazio não pára em pé". A mão que faz a guerra faz a paz";
  8. 2004: "Manôa - Manaus - Amazônia – Terra Santa: Alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz";
  9. 2005: "O vento corta as terras dos pampas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito guarani. Sete Povos na fé e na dor... Sete missões de amor";
  10. 2007: "Áfricas, do berço real à corte brasileira".


Mas, o carnaval da Beija-Flor que mais me marcou foi "Ratos e Urubus, larguem a minha fantasia" em 1989, que alcançou o vice-campeonato, injustamente, diga-se de passagem, ela merecia o título de campeã, isso SIM!!!





Leba - larô - ô ô ô ô
Ébo - lebará - laiá - laiá - ô

Reluziu... É ouro ou lata
Formou a grande confusão
Qual areia na farofa
É o luxo e a pobreza
No meu mundo de ilusão
Xepá, de lá pra cá xepei
Sou na vida um mendigo
Da folia eu sou rei

Sai do lixo a nobreza
Euforia que consome
Se ficar o rato pega
Se cair urubu come

Vibra meu povo
Embala o corpo
A loucura é geral (é geral)
Larguem minha fantasia, que agonia
Deixem-me mostrar meu Carnaval

Firme... Belo perfil
Alegria e manifestação
Eis a Beija-flor tão linda
Derramando na avenida
Frutos de uma imaginação

Leba - larô - ô ô ô ô
Ébo - lebará - laiá - laiá - ô


O Samba-enredo desse ano (2008) é "Macabá, Equinócio Solar. Viagens fantásticas do meio do mundo". Logo mais, ela irá desfilar na Marquês de Sapucaí, na madrugada da terça-feira (05/02), a última escola a desfilar - do jeito que ela prefere disputar o título de campeã.





É manhã
Brilho de fogo sob o sol do novo dia
Meu talismã, a minha fonte de energia
Oh deusa do meu samba, a flor de Macapá
No manto azul da fantasia
Me faz mais forte, extremo Norte
A luz solar, ilumina meu interior
Vou viajar na Linha do Equador
Emana ao meio do mundo a beleza
A força da Mãe Natureza, é Macapaba
O rio beijando o mar, encontro das águas
Marejando meu olhar
Quem foi meu Deus que fez do barro poema
Quem fez meu Criador se orgulhar
Os Cunanis, Aristés, Maracás,
Foram dez, foram mais, pelo Amapá
Um dia, navegando em rios de Tupã
A viagem fantasia, dos filhos de Canaã
A mágica da terra, a cobiça atraiu
Ibéria se enleva no Brasil
A mão de Ianejar
Na fortaleza pela proteção da vida
Em São José de Macapá
Brilha Mairi a minha estrela preferida
Herança moura em Mazagão
Retiro meu chapéu de bamba e assim
O marabaixo ao marco zero cai no samba

Soam tambores no tocar do tamborim
O meu valor me faz brilhar
Iluminar o meu estado de amor
Comunidade impõe respeito
Bate no peito eu sou Beija-Flor


- "Boa Sorte, Beija-Flor!!!" Arraseeeeeeeeeeee na Apoteose do Samba..."

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."