quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Silêncio, por favor!!!



Sem dúvida alguma, "o homem traz em si mesmo o silêncio e o ruído" (Lubienska de Lenval) e, o silêncio por sua vez, nada mais é do que: "o clima do espírito e o espaço íntimo em que o nosso ser se concentra, se aprofundando e se universalizando" (Francisco Araújo).

Nesse sentido, "o silêncio é uma conquista de nós próprios e, ao mesmo tempo, um triunfo do mundo"(Lubienska de Lenval), onde algumas vezes, "o mundo deseja o barulho, porque, no fundo, o silêncio é Deus" (Lubienka de Lenval).

Agora, ele está presente em nossas vidas, onde, "em cada um de nós, há uma segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos seceretos" (S. Exupery), representando:
  • Timidez: "O silêncio é a forma mais perfeita do pudor, porque mantém e sustenta a expressão dos sentimentos" (E.P.)
  • Cautela e Consideração: "Só entende o valor do silêncio quem tem necessidade de calar para não ferir alguém" (Rousseau);
  • Eficiência: "O silêncio é, as vezes, mais eloquente do que os discursos" (Sabedoria Árabe);
  • Alcance: "Não se vê nada, não se escuta nada e, no entanto, o silêncio alguma coisa irradia"(S. Exupery);
  • Força: "As grandes dores são mudas"(A. C. Jesus);
  • Sabedoria: "Calar-se, quando um tolo nos dirige uma palavra é responder-lhe" (Sabedoria Árabe);
  • Discrição: "Se queres que uma coisa segredo, não a digas" (D. Costa);
  • Salvação: "Se você não parar, no silêncio respeitoso e compreensivo, para ouvir o seu irmão, talvez ele perca a sua oportunidade de redenção" (Roque Schneider).

Porém, o silêncio torna-se um erro quando: "Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes" (Abraão Lincoln).

E, por mim mesmo, eu só tenho a dizer:

- "Eu dotei o silêncio como minha forma de redenção para me preservar e me abster de uma série de circunstâncias pouco representativas para mim. O que engrandece eu multiplico e trago para próximo de mim, já o contrário, faço questão de subtrair e afastar de mim. Eu não sou obrigado a estar cercado de falsidades, intrigas e complôs, porque eu mereço mais do que isso!!!"

O que mais precisa ser dito?!!!

- "Nadegas a declarar. Silêncio, por favor!!!"

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."