quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Retidão & Bons Exemplos...

Às vezes, quando estou encapsulado, na minha caverna e junto com as minhas reflexões e meus devaneios habituais, pergunto-me aonde está o bom senso da humanidade, perdido com toda certeza, e também aonde está a lucidez de algumas personas próximas à mim, aonde ela está mesmo, heim?!!! O mais estarrecedor é colocar em cheque uma convivência de anos a fio por causa de "disse-me-disse", de incompreensões, de inseguranças e da própria omissão de expressar o que realmente se sente, mesmo correndo o risco de se "perguntar o que quer e escutar o que não quer".

Quando se tenta construir uma relação pisando em ovos, ela se torna tão insustentável e desgastante, tão minimalista e frágil, que o afastamento acontece naturalmente por acumulo de fatores. E por saber disso, eu mais do que ninguém, graças as minhas explosões de sinceridade, não tenho saco e nem paciência para viver com meas palavras, disssimular ações e reações e, muito menos, passar a mão na cabeça dos outros. Eu me permito a esse tipo de conduta, porque, em primeiro lugar, eu não acredito que a melhor maneira de construir relações, independente da natureza delas, seja poupar o outro de algumas verdades e sensações; segundo, nunca foi difícil para mim agregar ou afastar pessoas da minha intimidade, pois as pessoas entram e saem das nossas vidas, todos os dias.

- "Se é para permancer na minha vida, que seja em grande estilo!!!"

Essa semana colocaram em dúvida a retidão do meu caráter, até aí, tudo bem, cada um faz o juizo de valor que se quer e acredita no que melhor lhe convier. Porém, todavia, contudo, o que me deixa mais boquiaberto é quem me pôs em dúvida esquecer os meus procedimentos e a minha conduta em situações passadas, como se nunca houvesse acontecido, como se nunca houvesse presenciado outros episódios, outros fatos.

- "Cansa ter que fazer vista grossa para determinados deslizes, que acabam sendo repetitivos. E podem me acusar de tudo, menos de não ter sido sincero e altivo nos momentos que era necessário sê-los."

Eu sou assim, quebro quantas ovos forem necessários para fazer o meu omelete, sem ter que vender a minha alma ao diabo ou perder a minha liberdade de ir e de vir, de dizer o que eu penso e me degradar indo contra aquilo que eu acredito, por estar comprometido ou subjugado à outra parte vinculada e castradora. Assim, eu posso pagar o preço que for, mas, não abro mão da minha autonomia de ser, pensar e sentir.

- "Autenticidade é para poucos: livres, corajosos e arrojados."

No meu caso, especificamente, eu prezo muitíssimo pela retidão do meu caráter, porque eu não tenho temperamento para me subjulgar a quem quer que seja, muito menos, ser refém de mentiras, artimanhas e complôs. Sinceridade sempre, doa a quem doer. E retidão eu tenho, aprendi observando muito a dinâmica da vida e das relações.

E diante disso tudo, são exemplos dados que nos colocam soberanos de nós mesmos e independentes do outro. Um exemplo a ser citado é o do baiano Dante. Ex-drogado em craque, que permaneceu 1 ano afastado da família e da sua terra natal, recuperando-se em Fortaleza e trabalhando voluntariamente no Instituto Manasés, ajudando outros jovens como ele, que sucumbiram ao vazio existencial e foram buscar nas drogas uma alegria passageira e um alento aparente e efêmero para os seus problemas.

O que para alguns é vergonhoso distribuir canetas e informativos dentro das linhas de transporte urbanos, o bom e velho buzão, para Dante, era o momento de ajudar outros irmãos de dor e desespero e dar o testemunho da sua degradação pessoal: uma vez viciado, sem perspectiva, tendo que roubar em casa para alimentar o vício, a dependência química, sendo desacreditado e marginalizado pela família e vizinhos.

- "É o encontro com o seu lado mais obscuro: o seu não-valor, a sua inutilidade perante a sociedade - um mero parasita patológico."

E o baianinho foi buscar na fé, na palavra de Deus, no "médico dos médicos" (Jesus Cristo), como ele proferiu inúmeras vezes durante a semana, a sua recuperação, dando o seu testemunho, mesmo que para alguns a sua história de vida tenha sido ignorada ou pouco valorizada. E do jeito dele, ele vai dando passos diários se afastando do seu algoz: as drogas.

Ontem pela manhã, voltando do meu dentista, estava Dante no ônibus, fazendo o seu trabalho voluntário e emocionado, se despedindo do seu ofício, já que essa semana ele receberá alta do seu tratamento de desintoxicação e já pode regressar ao São Salvador (SSA), para junto dos seus e, principalmente, da sua sua mãe que: "Era uma mulher linda e forte que pesava 88 quilos e chegou a 48 por causa do problema do seu filho com as drogas".

- "Dante, meu velho, que Deus te conserve assim: recuperado, reto e um exemplo a ser seguido para os outros".

Quem disse que a retidão e os exemplos não andam juntos?!!! Mais do que forçar o reconhecimento do caráter de alguém e dos seus exemplos, nada melhor do que reconhê-los espontaneamente. Porquê os grandes feitos ecoam no ar!!!

2 comentários:

Hérika disse...

De vez em quando é preciso colocar a cabeça do lado de fora do nosso "mundinho" assim ( falo por mim )as coisas que nos desagradam e o que não podemos mudar, pode ter uma nova conotação.Não se feche tanto, ninguém é uma ilha, como disse alguém um dia.Quem julga sempre é julgado, mas se a gente pensar em julgamentos nada sai do lugar, muito menos a gente.Andas reto e não se preocupe com opiniões de quem não te soma em nada...

Jefferson Xavier - Jex disse...

Valeu Dan. Mandou bem. Também concordo com vc em tudo q falou porque já passei por algo semelhante.
Agora, como disse sua amiga Hérika é preciso fingir-se de surdo diante de certas pessoas e comentários por muitos não nos acrescenta. De pessoas vazias e comuns o mundo está cheio e vc faz a diferença pq é exceção nisso tudo.
Confio muito em você! abração e fique com Deus.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."