segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Caso Monte Pascoal (1999)


Trata-se de um caso virtual verídico, ocorrido em Fortaleza, entre os dias 22 a 30 de junho de 1999. Quando "Amizade Sincera 21", o protagonista principal desse relato - um jovem de 21 anos; não se permitiu a vivenciar uma possível história de amor e/ou de amizade...

A dúvida que ainda paira no ar e sufoca o peito do protagonista, toda vez que ele se recorda desse episódio, é o fato dele trazer consigo o arrependimento de não ter, ao menos, tentado conhecer "Monte Pascoal". Por sua insegurança, seu medo de se magoar outra vez e sua inexperiência na arte de se relacionar, "Amizade Sincera 21" ficou refém do "se", do que poderia ter sido e não foi.

Os principais trechos da conversa são baseados em 14 e-mails trocados naquela época:

Monte Pascoal (Primeiro e-mail): "Diga meu amigo sincero 21, teclei com você agora a pouco. Invista em mim. Dei o primeiro passo, aguardo respostas suas... fale-me de você. Um abraço forte, J."

Monte Pascoal (Segundo e-mail): "Prezado Amigo Sincero 21, (...) realmente suas palavras são bem firmes para um garoto de 21 anos, conheço alguns que raramente com 21 anos não tem nada na cabeça... isso independe de idade, depende muito da maturidade das pessoas e das coisas que passamos e a maneira como analisamos as coisas... estou gostando de seu jeito de ser e de pensar... invista em mim!!! (...) Finalizando, quero conhecer você e está sendo legal conversar com você... Espero que você não suma, os demais assuntos e outros para que possamos nos conhecer melhor, seria muito bom é pessoalmente, pois olhamos nos olhos... fica mais verdadeiro. O tempo já está dizendo... ele tá correndo demais e já estou fazendo valer a pena. Sim, um contato (fone), o voto de confiança que pedi. Um abraço forte pra você e até o mais breve possível, J."


Atenção: E-mails compartilhados (14) e transformados em diálogo:



Amizade Sincera 21: - "J. N. F., seja lá quem for..."

Monte Pascoal: - "Essa foi boa!!!" (risos)

Amizade Sincera 21: - "Já perdeu pontos comigo porque não disse qual é o seu primeiro nome, mas como ainda estamos nos conhecendo deixo passar!!!"

Monte Pascoal: - "Ainda bem, não quero perder pontos com você, é muita exigência sua diminuir meus pontos por isso. Ainda bem que não baixou meus pontos!!!"

Amizade Sincera 21: - "Não sei se estou preparado para te conhecer, e no momento só posso te oferecer uma amizade sincera, pois, eu estou revendo os meus valores e não quero entrar numa relação ou situação que possa abalar as minhas estruturas."

Monte Pascoal: - "Me conheça, eu não estou pedindo nada sério a você. Estou pedindo para a gente se conhecer, conversar, pra ver se temos afinidades, para ver se vamos gostar da gente..."

Amizade Sincera 21: - "Não é nada contra a sua pessoa, parece-me ser bem divertido, mas no momento não quero confundir as coisas."

Monte Pascoal: - "Eu sou brincalão(...), sou sério ... não estou confundindo nada e nem quero, quero conhecê-lo é tão simples..."

Amizade Sincera 21: - "Você insisti que eu devo investir em você, mas não sei até que ponto valerá a pena!!! O que entende por "... invista em mim!!!"?!!! Então me sugira o que devo fazer com as suas expectativas?!!

Monte Pascoal: - "Primeiro será me conhecer, daí conversaremos, nos conheceremos melhor e você verá se vale a pena ou não investir na minha amizade... Não estou criando expectativa, também já criei muitas expectativas e não obtive sucesso, nem por isso deixarei de acreditar nas pessoas e de uma certa forma criar expectativas, vou usar as suas palavras: "tentar superá-las"..."

Amizade Sincera 21: - "Posso estar parecendo um poço de antipatia, mas não sou. Só não quero ter que recomeçar de novo: cair, respirar fundo, levantar, erguer a cabeça e continuar sem olhar para trás..."

Monte Pascoal: - "(...) você é muito novo e pelo que passamos na vida, todo dia é dia de recomeçar, respirar, ir fundo, tentar, acreditar, erguer a cabeça e melhor ainda tirar proveito e ensinamentos e olhar para trás sim para não repetir as coisas desagradáveis e repetir e melhorar o que fez de bom, no tempo atras..."

Amizade Sincera 21: - "Porque a pressa?!!! Tenho a impressão que você tem mais de 30 anos, acertei?!!!Essa idade é maravilhosa, apesar de ter conhecido muitas pessoas acima da faixa dos 30 que se consideram "O(a)s Maduro(a)s" - no fundo não passam de "Meninos(as) Grandes"..."

Monte Pascoal: - "Pressa?!!! Maturidade, depende muito do momento como já falei do momento que passamos, das desilusões, da tristezas, das alegrias, do estado de espírito. Realmente você é muito novo, será que quando você estiver com mais de 30, não vai achar que a vida tá correndo lenta ou rápida?!!!"

Amizade Sincera 21: - "Você ainda tem tanta coisa para viver e descobrir, não precisa antecipar as coisas... o tempo passa rápido, mas, o que importa não é a quantidade, mas a qualidade."

Monte Pascoal: - "Não estou antecipando nada e gosto de qualidade."

Amizade Sincera 21: - "Vamos com calma, ok?!!! Não quero investir em você sem exterminar alguns "fantasmas"... Quero poder olhar para você sem ter que fazer comparações ou ter que exigir qualquer atitude sua."

Monte Pascoal: - "Não entendo o que você quer dizer com estas palavras, parece que você teve casos, foi casado, perdeu várias namoradas...?!!!"

Amizade Sincera 21: - "Não construa uma ilusão ao meu respeito, pois não sei se posso corresponder... Cautela lembra?!!! Todas as vezes que agi impulsivamente quebrei a minha cara."

Monte Pascoal: - "Volto a dizer: querer conhecê-lo pessoalmente não é construir ilusão, como falei quebrei a cara também e nem por isso deixo de acreditar e se quebrar a cara de novo, superei... vou é sorrir..."

Amizade Sincera 21: - "Não me oponho em ser seu amigo, podemos até sermos irmãos, pois amizade pra mim é algo cativadotodos os dias... Amores são efêmeros e um dia se vão, já uma amizade sincera permanece a vida inteira."

Monte Pascoal: - "Concordo. Se a amizade permancer, o amor também permanecerá."

Amizade Sincera 21: - "Não se preocupe que não irei sumir, você sabe como me encontrar."

Monte Pascoal: - "Eu não quero que você suma, quero encontrá-lo!!!"

Amizade Sincera 21: - "Apesar de estar tranquilo, preciso tomar decisões importantes do tipo: permancer ou encerrar."

Monte Pascoal: - "Você tem total liberdade para tomar decisões que te satisfaçam... espero que você tome a decisão certa. Já que começamos, vamos permanecer, quem sabe vai ser legal para ambos?!!! Não custa nada!!!"

Amizade Sincera 21: - "Com certeza, me conhecer não vai alterar em nada a sua vida... Se você já viveu até agora sem me conhecer, pode esperar mais um pouco."

Monte Pascoal: - "Às vezes, você me deixa confuso. Acho que você quer me conhecer e outras acho que não."

Amizade Sincera 21: - "Não posso e nem quero ficar ansioso. Te peço paciência, ok?!!!"

Monte Pascoal: - "Eu não quero que você fique ansioso, estou tendo paciência... ok. Eu não quero ficar ansioso, porque você pode desistir e de que iria valer a minha ansiedade?!!!"

Amizade Sincera 21: - "Eu não fui casado, mas, qualquer relação que vivencio é muito intensa."

Monte Pascoal: - "Vamos ver como vai ser em relação a mim?!!!"

Amizade Sincera 21: - "Não estou preparado para te conhecer nesse exato momento..."

Monte Pascoal: - "Porquê fala pra mim isso?!!! Será que não vai ser bom?!!! Se não for pelo menos vamos tentar... não precisa de preparo, depende da gente!!!"

Amizade Sincera 21: - "Sou muito novo (como você faz questão de destacar) e a pessoa mais comum do mundo."

Monte Pascoal: - "Pessoas para serem importantes na nossa vida, independe de idade... (...) Eu já me sinto almoçando na sua casa e abrindo a geladeira (risos) e se você tiver parentes no interior, tô me sentindo lá... D., não me leve a mal, será que você, a gente, não está complicando muito?!!! Aprendi o seguinte: cada minuto é muito importante. Fica um abraço mais forte, J. "

Amizade Sincera 21: - "É muito legal a maneira como você analisa o que eu escrevo, mas, nem todas as minhas colocações são diretamente para você. Algumas delas são feitas de maneira genérica, "não é nada pessoal". Se fiz alguma observação ou afirmei algo a seu respeito que te atingisse, não foi a minha intenção e não estou aqui, nesse mundo, para desabonar ninguém. Não tenho porque julgar ninguém..."

Monte Pascoal: - "Só quem pode julgar é o Criador!!!"

Amizade Sincera 21: - "Quando falo em "permancer ou renunciar" não me refiro a te conhecer, são os "fantasmas" que me rodeiam."

Monte Pascoal: - "Vamos a sessão espírita, a gente dá um jeito: contratamos os caça-fantasmas (risos)... Não entendo quando você fala (escreve) dessa maneira... Complicado, não?!!!"

Amizade Sincera 21: - "No trecho, "... e até poderemos não conhecer", substitua o não por nós!!!"

Monte Pascoal: - "Já foi substituido!!!"

Amizade Sincera 21: - "Quando falo em ansiedade me refiro a tudo que nos deixa curiosos em conhecer o novo... repito: Sou a pessoa mais simples do mundo e acrescento: não sou tão interessante como vc deve imaginar."

Monte Pascoal: - "As pessoas se tornam interessantes para nós, quando passamos a conhecê-las, tem que ter um conhecimento, uma conversa pessoal, talvez quando nos conhecer, eu não seja interessante para você, você não seja interessante pra mim, eu seja interessante e você não, você seja interessante e eu não, a gente se ache interessante (E ai?!!!)... Tudo pode acontecer, faz parte da vida, afinidades, gostos iguais, etc."

Amizade Sincera 21: - "É impossível você dissociar a ansiedade do meu íntimo, ela é um instinto, um impulso, algo que não posso programar."

Monte Pascoal: - "Muitas de nossas atitudes, desejos, bontades, busca, conhecer, viver, nos entregar, depende de nossas ações... Podemos nos entregar SIM!!!"

Amizade Sincera 21: - "Quanto ao almoço lá em casa, se tiver coragem de enfrentar 6 cachorros e a fera da minha mãe, tudo bem!!! Qualquer coisa você pula dentro da piscina, ok?!!! " (risos)

Monte Pascoal: - "Quanto aos cachorros, você vai ter que prendê-los... Quanto a sua mãe, pode ser que ela goste de mim... E quanto a piscina, é bom que terei um programa aos domingos."

Amizade Sincera 21: - "Qual é o seu nome?!!! (...) Prefiro que me diga, assim economizo as minhas energias para pensar e começar a investir em você (Será que é a oportunidade que estou esperando chegar?) Se afirmar que sim, só me restará dar boas risadas..."

Monte Pascoal: - "Economize as suas energias para estar comigo, antes do meu nome e idade, o que vale é a minha pessoa, me conheça e você dará a idade e o nome que quiserese assim saberás a idade e nome certos."

Amizade Sincera 21: - "Acho que você está querendo tirar o meu sossego... faça isso não, por mim ficaria tranquilo sempre!!!"

Monte Pascoal: - "Pelo contrário, estou buscando tranquilidade e estou querendo compartilhar com você... fique tranquilo."

Amizade Sincera 21: - "Eu prometo rever seus e-mails com calma, não quero investi em ti ou em nós sem ter certeza do que quero. Entenda, eu não quero pisar em falso."

Monte Pascoal: - "Antes de qualquer decisão, vamos nos conhecer para vermos se é o que queremos, ok?!!!!"

Amizade Sincera 21: - "Ao ter paciência, poderá estar há um passo do seu objetivo..."

Monte Pascoal: - "Eu estou paciente, paciente, paciente, paciente, paciente, paciente, paciente, paciente, paciente, paciente, paciente, paciente... paciente... explodi pow!!!"

Amizade Sincera 21: - "Você realmente tem uma qualidade que admiro muito: perseverança. Outra, tem bom humor e decisão. Nunca duvidei que você deve ser uma pessoal legal."

Monte Pascoal: - "Thank's!!!"

Amizade Sincera 21: - "Mas, não acredito que você conseguirá sossego e tranquilidade ao meu lado. Quem avisa amigo é: Não vale a pena me conhecer... Eu não estou animado para o jogo da conquista."

Monte Pascoal: - "Já falei para você: temos que nos conhecer e aí, então, vamos saber se vale a pena ou não, você pode gostar de mim ou e eu da mesma forma. Se não der certo, você fala como eu também tenho o direito de falar. A gente não pode falar nada sem nos conhecer."

Amizade Sincera 21: - "Te conhecer agora, nesse momento que preciso decidir em permanecer ou renunciar (nada aa ver com você), é exigir muito de mim. Deixa eu exorcizar os meus "fantasmas" que a gente se conhece."

Monte Pascoal: - "Não sei porque dessa demora, não entendo e não sei o porque disso. Qual é o problema de nos conhecer?!!! Nnguém vai casar na primeira ocasião, vamos bater um papo e se conhecer."

Amizade Sincera 21: - "Continue tendo paciência, assim, você ganha muitos pontos e me encoraja para poder te conhecer."

Monte Pascoal: - "Não sei porque, vem me conhecere deixa de ser bobo, o tempo tá passando... pense se a gente gostar um do outro, já perdemos muitas horas!!!"

Amizade Sincera 21: - "Tenha uma certeza: Não estou feliz da meneira como eu estou te tratando, nem condiz com a minha maneira de ser, mas, nesse momento, estou confuso, atordoado, precisando decidir o que fazer, sem saber que rumo tomar."

Monte Pascoal: - "O rumo que você tem que tomar agora é me conhecer e depois você pensa se vale a pena ou não, desistir ou continuar. Como você tá pensando se continua ou desiste se nem me conhece, se nem vivenciou a coisa?!!! Não entendo. Embora deixa a gente se ver e pronto e não tem nada de demais."

Após um e-mail malcriado que "Amizade Sincera 21" enviou para "Monte Pascoal", sendo realmente grosseiro, "Monte Pascoal" respondeu o seguinte:

Monte Pascoal (Oitavo e-mail): - "Não trabalho em agência de publicidade e não estou procurando músculos e nem leões de chácara. (...) Gosto muito da sua maneira de pensar e escrever, poderia conversar pessoalmente e desabafar os problemas, os fantasmas, sem qualquer problema, acima de qualquer problema e por cima de qualquer interesse, eu considero a amizade acima de tudo. Em momento nenhum quis saber se você era bonito, feio, gordo, magro, cabeludo, negro, branco, acho que você não entendeu a minha mensagem. Grosseiria número 1: você foi grosseiro em me mandar ir na academia, não preciso ir tão longe, tem academia próximo a minha casa e, nem por isso, estou caçando ninguém, nem homens fortes. Você deve fazer uma análise e ter cautela nas palavras... Grosseria número 2: Quando você disse: "Você chegou atrasado e é muita pretenção da sua parte achar que o rumo da minha vida depende do fato de decidir em nos conhecermos..." Eu não sou pretencioso e nunca disse que o rumo da sua vida dependeria de me conhecer. Nunca foi minha intenção pressionar você, deixa disso e vem me conhecer... Amanhã também poderá ficar muito tarde, você não acha?!!! Eu estou chateado com você, mas vai passar. Você está complicando as coisas, em meu?!!! Aguardo contato, J. "

E depois que "Amizade Sincera 21" responde o e-mail-desabafo de "Monte Pascoal", ele é desculpado. Mas, a conversação entre eles sofreu um silêncio contextual, onde "Monte Pascoal" envia mais 5 e-mails para "Amizade Sincera 21", com conteúdos de pouca expressividade.

No 13 e-mail, "Monte Pascoal" envia seguinte mensagem a ele: "D. cadê você?!!! Porque você não envia mais mensagens?!!! Eu estou sentindo a sua falta. Um forte abraço, J." Depois disso, eles retomam a conversação:

Amizade Sincera 21: - "A minha vida permanece normal, tranquila..."

Monte Pascoal: - "A minha também, não tenho muito para contar: trabalho, curso, umas cervejas de leve e correr (cooper)."

Amizade Sincera 21: - "Bem, o que você quer que eu diga a você?!!!"

Monte Pascoal: - "Quando a gente vai se conhecer, quando vou falar com você... Sem querer ser insistente: Qual é o problema de nos conhecer, conversar um pouco, ver se podemos ser amigos, se você vai gostar de mim ou não?!!! Sei lá, pelo menos, poderíamos nos ver, por mais que você queira ficar e esquecer algumas coisas que aconteceram. Qual é o problema de nos conhecer?!!!"

Amizade Sincera 21: - "Não sei o que falar para você!!!"

Monte Pascoal: - "Já falei o que deve fazer, já poderíamos estar sorrindo..."

Amizade Sincera 21: - "Porque das vezes que o disse que pensava, acabei te machucando. Fui duro contigo..."

Monte Pascoal: - "Isso não é problema, eu já esqueci faz é tempo... eu quero é conhecer você!!!"

Amizade Sincera 21: - "Quero te pedir desculpas mais uma vez pelo que foi dito!!!"

Monte Pascoal: - "Ahhhhhhhhhhh, já está desculpado!!!"

Amizade Sincera 21: - "Espero que você esteja bem, aproveitando o seu tempo livre ao máximo."

Monte Pascoal: - "Eu queria era aproveitar com você, queria esse tempo livre para conversar com você. (...) Aguardo o seu contato, estou esperando você, não demora, uma abraço."

Depois desse 14º e-mail, eles perderam o contato de vez até hoje.


Amizade Sincera 21 (Depoimento atual): - "Quase 10 anos se passaram e esse episódio continua me marcando, me emocionando profundamente. É a lição viva do que eu não deveria ter feito: ter ficado amarrado pelas minhas inseguranças e receios e, principalmente, ter me deixado refém do "se". Não sou um homem com grandes arrependimentos na minha vida afetiva, mas, nesse caso, me arrependo muito em não ter cedido a oportunidade que "Monte Pascoal" estava me proporcionando. Ninguém pode saber o que teria sido, muito menos eu, que vacilei não apenas com J., mas, principalmente, comigo mesmo, que não me permiti à felicidade ou ao sofrimento - independente do tempo vivido e do desfecho da história. Hoje eu sei, por ter aprendido com essa experiência, que eu não me privo a deixar de viver nenhuma experiência afetiva que eu acha que valha a pena. Pensar nessa experiência me faz não cometer o mesmo erro do passado. Na época não paguei para ver, não investi nessa relação, fosse de amizade ou de amor, porque na época eu estava muito magoado por um desencontro amoroso, que ainda estava sendo vivido, na época em que eu vivi o Caso Monte Pascoal. Não seria justo misturar as estações e nem usar ninguém como estepe. Mas, diante de tudo isso, se hoje, eu tivesse a mesma oportunidade daquela época, não pensaria mil vezes: "Investiria sim, com todo prazer". É uma pena não poder resgatar o que vivi e nem dar continuidade ao "se"... E, infelizmente, "Monte Pascoal" continuará na minha lembrança para até os fins dos meus dias, como uma promessa boa que jamais foi concretizada e nem mais será: o passado não voltará, nem seremos os mesmos de outrora. Só me resta desejar ser perdoado pelas minhas hesitações e esperar que essa persona tão especial seja muito feliz, aonde quer que esteja e com quem esteja."

- "Tá vendo galera, eu espero que cada um de nós aprenda com o Caso Monte Pascoal para não deixar que as grandes oportunidades passem e se tornem arrependimentos irreversíveis. As pessoas entram e saem todos os dias das nossas vidas e, querendo ou não, nós temos responsabilidades nessas entradas e saídas, pois elas refletem as conseqüências diretas das nossas atitudes e escolhas. Que Deus nos dê sabedoria e tranquilize o nosso coração para que nós possamos tomar as decisões mais acertadas".

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom,com certeza eu nao vou deixr a oportunidade passar
beeeejo!
:*********


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."